segunda-feira, 20 de julho de 2009

Amizade é...

“Quando você não faz questão de você e se empresta pros outros”, diz Adriana Falcão no seu livro Mania de Explicação (SP: Salamandra, 2007). Gosto muito dessa definição. Vivemos tempos acelerados; é difícil encontrar amigos com tempo disponível para o outro, pelo menos por uns instantes.
A etimologia da palavra AMIGO no Houaiss a relaciona a “confidente, favorito, protetor, aliado”; estabelece ainda o dicionário: Amigo é aquele que ama, que demonstra afeto, amizade. Amizade é sentimento de grande afeição e simpatia (por alguém não necessariamente unido por parentesco ou relacionamento sexual); e a etimologia da palavra está também relacionada a pacto, aliança. Deve haver reciprocidade de afeto, portanto os amigos se cuidam e se protegem. Para haver essa reciprocidade deve haver confiança. Confiança, esta é cada vez mais difícil de se estabelecer, de se sedimentar hoje em dia. “Amizade é um amor que nunca morre”, diz Mario Quintana, assim, é sempre possível renascer. As amizades contemporâneas, geralmente, se limitam a ser efêmeras experiências; mas, ainda há esperança, podem ser retomadas e quiçá fortalecidas; no entanto, percebe-se uma sazonalidade.
Nosso tempo é de leis e decretos; da confiança no papel, no documento, nas instituições, que por serem gerenciadas por seres humanos suscitam desconfiança. Amizade chega a ser um risco; se proteger, fazer pactos e alianças sem ferir as regras da Amizade coletiva, institucionalizada da sociedade não é uma tarefa muito fácil; e comumente entende-se como favorecimento ilícito.
“Amigos, amigos; negócios, à parte”; é a máxima de quem não deseja confundir relações de afeto com transações materiais; difícil separar; mas, tem gente que consegue e tem gente que compreende e respeita; contudo, é normal se pensar e até verbalizar: “Poxa, ele/ ela poderia ter feito, Não custava nada... É ser Caxias demais...” Mas, amigo não constrange amigo.
Não faça ao outro o que não gostaria que fizesse com você; ou melhor, faça ao outro o que gostaria que fizessem por você; ou melhor, “Ame o seu próximo como a si mesmo”, mas é preciso se amar, é preciso gostar e cuidar de si mesmo; mas também, é saudável de vez em quando esquecer um pouco de si mesmo, e se dedicar, dar atenção ao outro.
Amizade por si, amizade pelo outro, eis a máxima. Como uma rede, uma corrente, viveremos, enfim, em sociedade; uma sociedade de Amizade.
“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito...” – E Milton Nascimento tem razão.
Dia 20 de julho, dia do Amigo.
Um bom dia pra você, meu amigo e minha amiga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade em expressar o que pensa a respeito desse assunto